quarta-feira, 27 de abril de 2011

SER EXEMPLO

Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e aenxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
JOÃO 13:5

Muitas pessoas dizem a outros: Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço. Elas se esquecem que a melhor maneira de se ensinar é por intermédio do exemplo, não apenas das palavras impensadas, sem nenhum poder para influenciar, para mudar.
É muito comum pais falarem assim com seus filhos. O cantor Renato Russo disse à sua mãe antes de morrer:
-Fiz muitas coisas erradas, já conversei com Deus sobre o assunto e sei que estou em paz com Ele, mas não me arrependo de nada.
Sua mãe lhe perguntou:
-E se o seu filho fizer o que você fez?
Renato Russo respondeu:
-Ele não é nem louco!

Líderes que apenas dão ordens a seus liderados e não dão o menor exemplo são enganadores, mentirosos; não colocam a  mão na massa e ainda desejam que pessoas honestas, sinceras e motivadas façam parte de suas equipes.
Até mesmo Jesus, o maior mestre de todos os tempos, lavou os pés dos Seus discípulos como exemplo de humildade. Ele não mandou Pedro e os outros lavarem os seus pés e os dos outros, Ele mesmo deu o exemplo, pois o exemplo vem de cima.

Conta-se a história de quatro jovens que morreram em um acidente automobilístico, causado pela bebida. O pai de uma das vítimas, ao receber a notícia da morte do filho, chocado pela dor, exclamou:
-Vou matar o dono do bar que vendeu a bebida.
Indo, porém, ao armário em que ele guardava bebida, encontrou um bilhete, escrito pelo filho, que dizia:
-Papai, levamos algumas bebidas, estamos certos que o senhor não se importará!



Falar não é o suficiente para o ensino eficaz, é necessário que, aquele que deseja ensinar, faça o que deseja que os aprendam e coloquem em prática em suas vidas.
Aprenda uma coisa, se você deseja mudar algo ou alguém, a mudança realmente tem de começar em você, pois ninguém respeita pessoas que falam algo e não agem de acordo com as suas palavras.
Lembre-se do exemplo de Jesus, que lavou os pés dos Seus discípulos, como o exemplo que eles deveriam ser humildes.
Como você fala de humildade a outros se, é arrogante? Como você fala de paciência, se é estourado e não tem controle? Como você fala que tem de manter bons relacionamentos, se é briguento? Como você fala de sinceridade, se é mentiroso?
Ninguém dará credibilidade a pessoas que agem assim, seja um filho ao pai, seja um líder com os seus liderados, etc.
Lembre-se, a maneira mais eficiente de ensinar é dar exemplo. Seja um exemplo, onde estiver.

Servir de exemplo não é a melhor forma de ensinar; é a única forma de ensinar.
ALBERT SCHWEITZER

Um comentário:

  1. Muitos se auto titulados lideres, estão preocupados apenas com o seu próprio ego, não se busca o bem comum dos seus liderados, mas os próprios interesses pessoais, onde o povo serve apenas como massa de manobra para alcançar os seus objetivos individuais....

    ResponderExcluir